Ticokis 18 Posted January 11 Posted January 11 Olá a todos, gostaria de abrir uma discussão, focando especificamente na habilidade Escudo Sagrado do Sacerdote. Como jogador de longa data, percebo que estamos diante de uma mecânica que "parou no tempo" e já faz anos que apresento esse feedback, por isso decidi trazer a discussão novamente. O Problema: O Escudo Sagrado é uma habilidade icônica e extremamente útil no início da jornada. Porém, conforme avançamos para o conteúdo de nível alto, ela perde o sentido. O dano dos inimigos (PvE) e das classes de dano (PvP) escalou de forma agressiva nos últimos anos, enquanto a absorção do escudo permaneceu estagnada, cheguei inclusive a realizar testes de danos. Ineficiência no PvE e PvP No PvE: Atualmente, os Bosses e mobs de elite possuem um dano tão elevado que o escudo é drenado em um único golpe, não oferecendo a margem de segurança necessária para o suporte respirar. Eu foco normalmente no PVE, e acredito que ao menos aqui a habilidade deveria fazer mais sentido. No PvP: Com os ataques em série e o excesso de stuns, o escudo não oferece resistência mínima. Hoje, até classes híbridas possuem defesas mais sólidas que o nosso shield principal. "Barreira de Fé" ajuda bastante e acredito que faz muito sentido no PVP. Embora o investimento em talentos exista a "Barreira de Fé" que é muito útil no PVP, a habilidade continua muito aquém do que o meta atual exige. É frustrante ver uma mecânica tão central da classe tornar-se obsoleta, no PVE muitas vezes tenho a impressão de que estou utilizando a habilidade por "hábito", devido a baixa eficiência. Reconheço e fico feliz em ver melhorias que sugeri no passado sendo implementadas, como a Aura de Valor Automática/Passiva, que trouxe fluidez ao jogo. Isso mostra que a equipe está disposta a ajustar e melhorar a experiência. É exatamente esse olhar que peço para o Escudo Sagrado novamente. Acredito que o cálculo de absorção do Escudo Sagrado deveria ser revisto para acompanhar o dano atual do jogo. A classe não precisa ser um "tank" e nem deve, mas o "Shield" do Priest precisa de uma defesa que faça sentido. Reforço que apenas uma opinião e sugestão, não sou dono da verdade, apenas uma percepção que tenho jogando com essa classe por mais de 10 anos. Fomalhaut 1 Quote
Fomalhaut 1 Posted January 19 Posted January 19 (edited) On 11/01/2026 at 01:23, Ticokis disse: Olá a todos, gostaria de abrir uma discussão, focando especificamente na habilidade Escudo Sagrado do Sacerdote. Como jogador de longa data, percebo que estamos diante de uma mecânica que "parou no tempo" e já faz anos que apresento esse feedback, por isso decidi trazer a discussão novamente. O Problema: O Escudo Sagrado é uma habilidade icônica e extremamente útil no início da jornada. Porém, conforme avançamos para o conteúdo de nível alto, ela perde o sentido. O dano dos inimigos (PvE) e das classes de dano (PvP) escalou de forma agressiva nos últimos anos, enquanto a absorção do escudo permaneceu estagnada, cheguei inclusive a realizar testes de danos. Ineficiência no PvE e PvP No PvE: Atualmente, os Bosses e mobs de elite possuem um dano tão elevado que o escudo é drenado em um único golpe, não oferecendo a margem de segurança necessária para o suporte respirar. Eu foco normalmente no PVE, e acredito que ao menos aqui a habilidade deveria fazer mais sentido. No PvP: Com os ataques em série e o excesso de stuns, o escudo não oferece resistência mínima. Hoje, até classes híbridas possuem defesas mais sólidas que o nosso shield principal. "Barreira de Fé" ajuda bastante e acredito que faz muito sentido no PVP. Embora o investimento em talentos exista a "Barreira de Fé" que é muito útil no PVP, a habilidade continua muito aquém do que o meta atual exige. É frustrante ver uma mecânica tão central da classe tornar-se obsoleta, no PVE muitas vezes tenho a impressão de que estou utilizando a habilidade por "hábito", devido a baixa eficiência. Reconheço e fico feliz em ver melhorias que sugeri no passado sendo implementadas, como a Aura de Valor Automática/Passiva, que trouxe fluidez ao jogo. Isso mostra que a equipe está disposta a ajustar e melhorar a experiência. É exatamente esse olhar que peço para o Escudo Sagrado novamente. Acredito que o cálculo de absorção do Escudo Sagrado deveria ser revisto para acompanhar o dano atual do jogo. A classe não precisa ser um "tank" e nem deve, mas o "Shield" do Priest precisa de uma defesa que faça sentido. Reforço que apenas uma opinião e sugestão, não sou dono da verdade, apenas uma percepção que tenho jogando com essa classe por mais de 10 anos. Exatamete! Também tive que criar um tópico abordando essa mesma situação, a habilidade do "Escudo" do sacerdote está defasada. É necessário fazer um balanceamento para equilibrar o "Escudo" novamente e tornar ele último novamente tanto no PvP quanto no PvE e demais situações. Edited January 19 by Fomalhaut Quote
Fomalhaut 1 Posted January 19 Posted January 19 Acho que uma boa sugestão seria começar por 200% do "Poder Mágico" do personagem mais 200% do tipo de ataque dominante do adversário. Acho que o escudo ficaria mais resistente sem extrapolar, tornado a habilidade desequilibrada. Isso por que também depois de adquirir um dos "Talentos" - "Guilda dos Magos de Almahad" ou da "Guilda dos Aventureiros de Almahad" há uma soma de 10% com o ramo dessas guildas não jogáveis em 2/2, pois atualmente adiciona 5% em 1/2 e depois no total 10% em 2/2. Mas ainda acho que a soma total-final deve ser de 220%. Talvez assim seja mais justo sem que se torne desleal com as demais classes. Lembrando que atualmente, 19/01/2026 todas as classes estão conseguindo um alto nível de dano, além dos moobs e chefões. A intenção da habilidade de "Escudo" das classes de suporte servem sustamente, para o jogador poder ter alguns segundos para poder se recuperar e pensar na próximo passo. Também pude observar que o Sacerdote não tem uma habilidade de "Invocação" como a classe do Necromante mas não vejo problema se o Escudo do Sacerdote se tornar mais resistente. Quote
Recommended Posts