Jump to content

Tributo sangrento


Recommended Posts

  Nesse tópico pretendo discorrer (e sugerir mudanças) sobre a habilidade Tributo Sangrento, que recentemente sofreu alterações.

  Vejamos

 homenagem sangrenta.png Tributo sangrento

  • A mecânica da habilidade foi completamente redesenhada: agora a habilidade aplica o efeito negativo “Tributo de Sangue” no inimigo por 6 \ 8 \ 10 \ 12 seс. Cada vez que o personagem perde qualquer quantidade de energia, 10 \ 15 \ 20 \ 25% dessa energia é emprestada do inimigo sob o efeito. Para cada unidade de energia restaurada pela habilidade, o personagem restaurará a saúde no valor de 2 \ 3 \ 4 \ 5% do poder mágico do personagem. 

  Eu pensei em fazer uma análise detalhada sobre todos os pontos referentes ao uso dessa skill, só que o post acabou se tornando gigantesco e pouco objetivo; então decidi apagar tudo e fazer um simples resumo do meu feedback e o que poderia ser feito para consertar.

 

  Vamos pontuar agora sobre a eficácia e eficiência dessa habilidade.

Eficiência:

  • A habilidade 4/4 consegue durar 12 segundos, o que é MUITO POUCO tempo, considerando que pra ter alguma efetividade seja preciso ficar usando várias habilidades. Essa questão do tempo ja é um grande problema pois quem joga de Bruxo sabe que ele é um personagem onde movimentação é a diferença entre a morte e a vitória; portanto, esse tempo se movimentando, ALÉM do próprio atraso durante o lançamento das habilidades (por causa da animação do personagem), tudo isso somado tirará alguns preciosos segundos.
  • As habilidades do Bruxo, em geral, consomem pouca mana e 99% das vezes recarga de energia não é um grande problema para os bruxos (e nem uma solução com essa skill, caso fosse um problema), já que a quantidade de mana "roubada" é irrisória.

 

Eficácia:

  Antes de abordar sobre a eficácia, vou trazer o comentário dos desenvolvedores sobre o Bruxo:

Comentário do desenvolvedor: Muitas classes têm seus próprios recursos exclusivos que tornam a jogabilidade realmente empolgante. Para o Bruxo, o controle forte, incluindo o controle de massa, era considerado tal recurso. Mas como novas mecânicas e formas de neutralizar o controle estão constantemente aparecendo no jogo, decidiu-se desenvolver uma nova direção para esta classe. A energia será a nova característica distintiva do Bruxo! Se para outras classes a energia é apenas um recurso para o uso de habilidades, para o Bruxo a energia agora pode aumentar o potencial de ataque e defesa, bem como aumentar a eficácia do controle. Esperamos que esse recurso crie raízes nesta classe e possamos desenvolvê-lo ainda mais.

  Eu devo dizer que ao ler isso, fiquei realmente empolgado e fico muito feliz que os desenvolvedores tenham essa mesma perspectiva sobre o Bruxo, pois o que realmente me atraiu na classe foi esse aspecto de controlar mana. Agora, voltando à análise.

  • A habilidade infelizmente não tem de fato uma boa efetividade, principalmente no quesito PvP. Vocês falaram "a energia agora pode aumentar o potencial de ataque e defesa", e olha só, eu concordo plenamente com isso, só que da forma como foi feita não me agradou nem um pouco. Mesclaram dois pontos distintos (roubo de mana e cura), ofensiva e defensiva em uma mesma habilidade, e o que está acontecendo é que nenhuma das duas facetas está funcionando bem.
  • Tenham em vista que o controle de energia, essa mecânica incrível, por si só já tem a característica de dualidade (ofensiva e defensiva) que vocês buscaram nesse novo Tributo Sangrento. Pois observem atentamente, se o meu inimigo não tem mana para se defender, meu potencial de ataque aumenta; e se meu inimigo não tem mana para me atacar, meu potencial de defesa aumenta. É um grande ponto a ser explorado que não é possível com essa habilidade, pois a quantidade de energia "roubada" é muito pequena.
  • Nesse contexto, é preciso dar uma grande atenção sobre o potencial ofensivo de "roubar" a energia dos inimigos, que infelizmente não funciona corretamente pois os valores são muito baixos. Sendo bem otimista, com um bom combo e sem ter que se preocupar com inimigos, o Bruxo conseguirá lançar em torno de 10~8 habilidades durante o efeito, o que resultará em mais ou menos míseros 40 pontos de mana roubados (algo em torno disso, mas dificilmente passará de 50). Gastar 4 pontos nessa habilidade visando retirar energia dos inimigos é simplesmente loucura, até porque eles recuperarão novamente a energia perdida no decorrer da habilidade (regeneração de energia).
  • Olhando sob a perspectiva defensiva eu tenho muito mais críticas sobre isso. Sendo sincero, a sensação que tive foi que essa cura surgiu para simplesmente "compensar" de alguma forma o nerf na cura do combo Grimório + Roubo de Vida, o que me parece terrível pois as duas habilidades deveriam ter conceitos diferentes. Deixando de lado essas divagações, eu entendo que essa cura aumenta, mesmo que minimamente, a capacidade defensiva do Bruxo, o que é bom por tornar Bruxo menos dependente de atributos como o Vampirismo. Mas, mais uma vez, não acho que essa deveria ser a natureza da habilidade, até porque a cura não é algo tão absurdo e útil (visto que a principal forma de cura continuará sendo o combo Grimório + Roubo de vida ou Vampirismo), tornando-se, portanto, menos atrativa para os jogadores colocarem-na em 4/4.

 

Muito bem, feitas as devidas críticas e dado o feedback sobre as mudanças, venho agora sugerir mudanças que possam revitalizar essa habilidade.

1ª sugestão: eu como player não tenho como saber dos projetos futuros, então se para mim essa habilidade não faz muito sentido atualmente, isso pode ser o completo oposto de vocês desenvolvedores (que possuem uma visão de longo prazo das mudanças). Portanto, tendo isso em mente, acredito que a primeira solução seria aumentar exponencialmente os valores da habilidade. Algo como:

 homenagem sangrenta.png Tributo sangrento

  • A mecânica da habilidade foi completamente redesenhada: agora a habilidade aplica o efeito negativo “Tributo de Sangue” no inimigo por 8 \ 10 \ 12 \ 16 seс. Cada vez que o personagem perde qualquer quantidade de energia, 15 \ 30  \ 45 \ 60% dessa energia é emprestada do inimigo sob o efeito. Para cada unidade de energia restaurada pela habilidade, o personagem restaurará a saúde no valor de 2 \ 3 \ 4 \ 8% do poder mágico do personagem.

Dessa forma sim, a habilidade seria uma opção viável para 4 pontos de habilidade.

 

2ª sugestão: Outra sugestão simples seria basicamente mudar o atributo a ser "roubado" pelo Bruxo, ao invés de energia em sua forma bruta, o Bruxo drenaria a Recarga de Energia. Dessa forma, até os valores atuais seriam aceitáveis, visto que o impacto seria bem mais efetivo em batalhas. Além de drenar a recarga de energia, poderia ser adicionado um efeito único e exclusivo para o Bruxo, alterar o tempo de Recarga de Energia. Ilustrando melhor:

 homenagem sangrenta.png Tributo sangrento

  • A mecânica da habilidade foi completamente redesenhada: agora a habilidade aplica o efeito negativo “Tributo de Sangue” no inimigo por 6 \ 8 \ 10 \ 12 seс. Cada vez que o personagem perde qualquer quantidade de energia, 10 \ 15 \ 20 \ 25% dessa energia é drenada do parâmetro Recarga de Energia do inimigo sob o efeito. Além disso, o Bruxo também alterará o Tempo de Recarga de Energia em 6 \ 7 \ 8 \ 10 sec.

Ideia bem inovadora, não é? Mas totalmente plausível, visto que os desenvolvedores querem fortalecer esse aspecto de controle de energia no Bruxo, Tributo Sangrento PRECISA ser a pedra angular para esse tipo de construção (Bruxo voltado para controle de energia).

 

3ª sugestão: Um outro caminho seria basicamente seguir o caminho do "Simples mas Efetivo", seria basicamente criar uma skill onde o foco principal seja o dreno de energia em sua forma mais direta e pura, sem que a mana venha para o bruxo (como acontece no modelo atual), a energia do inimigo simplesmente iria se esvaindo com o tempo. Inclusive, cabe ressaltar que a animação atual do Tributo Sangrento já combinaria perfeitamente com essa sugestão a seguir:

 homenagem sangrenta.png Tributo sangrento

  • A mecânica da habilidade foi completamente redesenhada: agora a habilidade aplica o efeito negativo “Tributo de Sangue” no inimigo por 8 \ 6 \ 4 \ 2 seс. Durante o período que a habilidade durar o Bruxo drenará a energia do oponente de acordo com 10% \ 20% \ 30% \ 40% da mana máxima do personagem (Bruxo)

Se ficou um pouco confuso de visualizar essa habilidade na prática, vou tentar ilustrar a seguir:

Vamos considerar que o Bruxo tenha 200 de Energia Máxima

Com esse novo Tributo sangrento teríamos:

1/4 = -20 de energia do oponente durante 8 segundos (a retirada de energia será em tique, logo, a cada segundo seria drenada 2.5 unidades de energia do oponente)

2/4 = -40 de energia do oponente durante 6 segundos ( 6.6 unidades de energia retiradas por segundo)

3/4 = -60 de energia do oponente durante 4 segundos ( 15 unidades de energia retiradas por segundo)

4/4 = -80 de energia do oponente durante 2 segundos ( 40 unidades de energia retiradas por segundo)

  Acho que dessa forma ficou mais fácil entender, quanto mais energia máxima o Bruxo ter, maior a eficácia da habilidade.

 

 

Creio que já chega de sugestões, não seria agradável ficar lendo dezenas de possiblidades, então escolhi mencionar as que achei mais justas e realistas de serem implementadas no jogo. Reitero mais uma vez meu agradecimento aos desenvolvedores por terem essa vontade de tornar a energia uma característica distintiva do Bruxo; eu acredito que vocês acertaram a direção, mas acabaram escolhendo um caminho não muito bom. Obrigado ao fórum por me permitir esse espaço onde posso expressar minhas ideias e opiniões sobre o jogo.

 

OBS: usuários do fórum, comentem o que vocês achariam dessas mudanças e o que acham da habilidade atualmente, é sempre bom ouvir opiniões diferentes, não pretendo atacar ninguém que discordar de mim.

@NolanPerdão pela marcação, eu não sei quais canais usar para que isso chegue aos olhos de algum desenvolvedor, já que não sei escrever em russo e postar diretamente no Fórum Russo; se puder me ajude nesse ponto, queria que minha voz fosse ouvida.

Edited by João Aristolfo
Link to comment
Share on other sites

Gostei dessas sugestões,  realmente as classes do jogo estão  muito depende de vampirismo, ter uma nova mecânica de ter vida é bom. Vi que você não gostou do fato do bruxo roubar a mana do inimigo , então que tal o bruxo distribuir esse roubo para o pessoal do seu grupo? Ia ser bem mais eficiente para mim , deixaria o bruxo mais "útil " nas pts do jogo  

Link to comment
Share on other sites

On 13/02/2023 at 07:14, Wolftsu disse:

Gostei dessas sugestões,  realmente as classes do jogo estão  muito depende de vampirismo, ter uma nova mecânica de ter vida é bom. Vi que você não gostou do fato do bruxo roubar a mana do inimigo , então que tal o bruxo distribuir esse roubo para o pessoal do seu grupo? Ia ser bem mais eficiente para mim , deixaria o bruxo mais "útil " nas pts do jogo  

Seria interessante, algo como se o bruxo colocasse um debuff no inimigo, e todos que usassem habilidades nele roubariam parte da energia; mas não acho que seria algo tão prático ou simples de ser aplicado (não sei). Acho que o maior problema disso seria tornar o bruxo ainda mais dependente do time (ele ja é bastante atualmente), tirando parte de um possivel poder individual dele.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...