Jump to content

O xamã no pve.


Salazam

Recommended Posts

A intenção deste tópico é discutir a situação do xamã no pve, bem como fazer sugestões de mudanças que tornem a classe mais competitiva. 

 

  • Situação do Xamã no pve (9.2.1)

Apesar de ser uma classe muito boa no pvp, o xamã não tem tenta relevância no pve do jogo, isso se dá pelo fato da falta de habilidades de suporte ofensivo da classe, como buffs de dano ou melhorias de status ofensivos para o grupo.

Diferente do druida, eu acredito que deixar o xamã como uma classe competitiva para o pve não é algo tão difícil. Existem muitos caminhos que poderiam ser seguidos na classe para fazer com que um grupo não se sinta prejudicado em levar um xamã para farm ao invés de um necro. 

 

Irei dar algumas sugestões de habilidades que poderiam ser melhor trabalhadas para se tornar boas opções de suporte.

 

  • Sugestões de mudanças 

Antes de qualquer coisa, se lembrem, o número de pontos de skills é limitado, e se você optar por evoluir uma certa skill, não teria pontos para algumas outras. 

 

Escudo de raios: A primeira skill de especialista lançada para os xamans, no passado provavelmente a skill tinha um brilho maior, mas hoje em dia ela só tem algum espaço em pvp, isso nos poucos casos que alguém opta por evoluir essa skill. 

 

A ideia aqui seria transformar a skill em uma aura que dá aos aliados e ao xamã uma chance de causar dano adicional nos ataques. 

 

Efeito: Cria uma aura que fornece ao aliados em um raio de 4 metros a chance disparar um raio sempre que atacar um inimigo diretamente. Usar uma habilidade de escudo não remove mais o efeito dessa habilidade. 

 

Com essa habilidade o xamã teria uma skill de suporte totalmente ofensivo para o grupo, fornecendo dano acionar para os aliados. 

 

Mão dos Ancestrais: Uma skill com duas partes, puxa o aliados e fornece um escudo para o xamã e o alvo. 

A parte de puxar o aliado é a única coisa relevante na habilidade, já que o valor do escudo é muito baixo, fazendo com que gastar pontos nessa skill simplesmente não vala a pena. 

 

Mudança: Agora não fornece mais o escudo para o xamã, apenas para o aliado. Valor do escudo aumentado em todos os leveis. 

 

Ritual Tribal: Uma habilidade interessante, mas o efeito simplesmente não é tão forte para valer os pontos, tem alguma utilidade no pvp, mas simplesmente tem pouco brilho. 

 

Mudança: A habilidade agora passaria a afetar todos os membros do grupo na mesma área que o xamã, além disso também passaria a fornecer penetração para os aliados. 

Obviamente que os valores de recarga fornecidos precisariam ser ajustados para se adequar a nova mecânica da habilidade.

 

Campo de energia: Uma habilidade totalmente sem brilho, irrelevante em todos os cenários do jogo, efeito fraco e muito limitado. 

 

Mudança: Infelizmente não vejo essa habilidade podendo ser arrumada ser boa sem mudar muito seu efeito, mas dada as circunstâncias, tentarei fazer uma sugestão que não mude o foco da skill, fornecer energia aos aliados. 

 

Agora seria uma habilidade passiva, que recupera uma parte da energia do xamã e dos aliados a cada 30s com base na regeneração de energia do xamã. 

Efeito: a cada 30s, passivamente, os aliados em um raio de 2m do xamã recebem mana extra, essa quantia depende dos valores de regeneração de energia do próprio xamã. 

 

 

Com essas mudanças o xamã teria mais opções de builds para o pve, podendo focar em debuffs (build dos totens), ou buffs com as novas skills reformuladas. 

 

Comentem, deem suas sugestões.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...